Muitas formulações cosméticas contém em sua composição proteínas que auxiliam nos cuidados com a sua pele e que potencializam os efeitos terapeuticos dos tratamentos de skincare.
Nos cosméticos naturais e veganos o uso de proteinas vegetais substitui a presença do colágeno de origem animal na formulações cosméticas, desempenhando funções bastante similares ou mesmo equivalentes ao uso do colágeno.
O colageno tipo II, mais indicado para o cuidado com a pele é uma proteína que auxilia na renovação da pele, suaviza linhas de expressão, combate a flacidez deixando a pele mais firme e macia.
Para substituir essas e outras funções algumas proteinas vegetais são bastante indicadas e dentre elas, as principais são:
* Proteína do Trigo: a proteína do trigo hidrolisadaé constituída de aminoácidos do trigo, que auxilia a hidratação da pele, reforça a elasticidade e apresenta ação firmadora. Reduz a sensibilidade a alguns substratos e forma um filme protetor na pele;
* Proteína de Baobá: proteína multifuncional capaz de reparar os sinais de envelhecimento, auxiliando na renovação da pele e estimulando a formação de colágeno e elastina. Tem ação fotoprotetora, auxilia a hidratação e nutrição e suaviza linhas finas de expressão além de deixar um efeito matte na pele;
* Proteína do Arroz: a proteína de arroz possui aminoácidos essenciais e é uma alternativa nutritiva, reparadora, hidrorreguladora - potencializa a hidratação - com efeito prolongado, forma um filme protetor na pele e deixa um efeito lifting imediato;
Conhecendo um pouco mais as proteínas vegetais e sabendo a dosagem adequada de uso para cada aplicação é possível desenvolver um cosmético natural e vegano com eficácia e segurança para sua pele.
A Intrínseca Cosméticos investe em produtos que tenham sua eficácia de aplicação comprovada para trazer sempre as melhores formulações na cosmetologia natural e vegana.
Para saber mais acesse nosso site e conheça nossos produtos!
~ Intrínseca Cosméticos cuidando da sua pele naturalmente ~
FONTE:
BOTELHO F. & MOURATO D. Cosmética Natural. Editora Manunscrito (2020);
Comments