Como utilizar os Extratos Vegetais no cuidado e limpeza da sua pele




Extrair substratos e nutrientes de flores, frutos, plantas e raízes é um processo simples e bastante utilizado há muitos anos. Inicialmente esse processo era realizado através do preparo de infusões a base de água e atualmente são obtidos a partir de glicerina, álcool ou substâncias hidroglicólicas.


Os Extratos Vegetais abrangem todos os tipos de infusão onde os principais nutrientes e principios ativos da matéria-prima podem ser obtidos a partir de três processos distintos:


* Extratos Glicólicos: são extratos vegetais obtidos da maceração da matéria-prima realizada imersa em uma substância hidroglicólica;


* Extratos Glicerinados: são extratos vegetais obtidos pelo mesmo processo que os extratos glicólicos, porém ao invés do solvente hidroglicólico é utilizado uma associação de glicerina e álcool. Isso elimina qualquer derivado de petróleo e parabeno presente na composição;


* Extrato Aquoso: são obtidos pela infusão da materia-prima natural ou seca em água destilada. A temperatura da infusão para otimizar a obtenção dos nutrientes e substâncias varia para cada matéria-prima;


As propriedades de cada um dos Extratos Vegetais, seja qual for seu modo de obtenção, varia de acordo com o tipo e quantidade de matéria-prima utilizada. Para analisar melhor algumas dessas propriedades e comprovar sua eficácia e aplicação alguns estudos científicos foram realizados afim de determinar o uso desses produtos.


Com base nesses estudos, os Extratos Vegetais de Lavanda, Alecrim e Calêndula apresentam respectivamente propriedades antioxidante e fotoprotetora; antimicrobiana e adstringente; e tonificante, cicatrizante e renovadora; Muitos outros Extratos Vegetais no entanto são amplamente estudados para diversas outras aplicações, como: extrato de própolis, chá verde, extrato de açaí, extrato de pepino e outros.


De acordo com a propriedade específica de cada matéria-prima e sabendo que esses extratos vegetais podem ser formulados a base de água ou de solventes naturais e que além de limpar a sua pele podem nutrir, hidratar e proporcionar outros benefícios, é possível utilizar os extratos vegetais como substitutos naturais das soluções demaquilantes e de limpeza da sua pele.


Porém e importante lembrar que quanto maior a qualidade do extrato melhor será seu resultado e eficácia na utilização.


Gostou dessa dica? Então compartilhe esse texto nas redes sociais!


Se você quiser saber como escolher seus cosméticos naturais ou como substituir seus produtos convencionais por cosméticos 100% naturais e veganos, nos envie uma mensagem ou deixe seu comentário abaixo!



FONTE:

da Costa, A C B P; Pereira, C A; Freire, F; Junqueira J C; Jorge, A O C. 2013 Atividade dos extratos vegetais sobre cepas clínicas. Revista Odontologia da Unesp. 38 (2), 111-16;


www.biotae.com.br


3 visualizações0 comentário