top of page

Como formular cosméticos naturais com efeitos tópicos e aromaterapêuticos.



Os cosméticos naturais vêm há algum tempo ganhando um destaque maior não apenas no mercado de beleza e saúde, como também no setor de pesquisa e inovação no desenvolvimento de projetos científicos que analisam sua real eficácia.


Baseado nesses estudos é possível identificar e selecionar os substratos naturais mais indicados para a formulação de um cosmético natural e vegano que desempenhe uma função específica, seja de hidratação, nutrição ou reparo.


Pensando nisso, com um conhecimento básico sobre os principais componentes necessários para a elaborar um cosmético natural é possível selecionar a matéria-prima para a aplicação desejada.


Veja como exemplo a elaboração de um sabonete corporal: 1) escolha uma "base óleo" - Óleo Vegetal - para ser saponificada*, de acordo com os benefícios para a pele; 2) escolha as fontes nutritivas (óleos vegetais e manteigas) e hidratantes (glicerina vegetal, água ultrapura e outros aditivos); 3) selecione aditivos especiais - se for o caso - vitaminas (fonte vegetal), óleos essenciais, oleoresinas e outros de acordo com as propriedades; 4) escolha o método de preparo; Conhecendo bem quais são os componentes básicos para elaboração do seu produto natural, os métodos de preparo disponíveis e a função a que esse produto se destina é possível elaborar um produto natural, vegano e original com as propriedades e funções que você deseja.


A Linha de Autocuidado da Intrínseca Cosméticos foi totalmente elaborada a partir de um estudo completo sobre óleos vegetais e óleos essenciais e outros substratos para desenvolver uma linha de produtos naturais e veganos focados no bem estar, associando substratos naturais com funções específicas e a aromaterapia.


Veja abaixo alguns desses benefícios:


- Óleo Vegetal de Macadâmia: estimula a microcirculação local diminuindo o stress, equilibra a oleosidade local e facilita a absorção dos óleos essenciais sob a pele;


- Óleo Essencial Patchouli: fortalece a autoestima, sensação de bem estar e a autoaceitação em todos os aspectos,


- Óleo Essencial Ylang Ylang: promove uma sensação de relaxamento, atua como afrodisíaco estimulando libido e gera uma sensação de empoderamento e superação de traumas;


- Essência Natural de Flor de Lótus: gera uma sensação de conexão profunda e bem estar;


- Essência Natural de Rosas Brancas: promove uma sensação de tranquilidade, aconchego emocional e aceitação;


- Sal Marinho (grosso/rosa): promove uma limpeza imediata na pele, elimina células mortas e promove uma sensação de relaxamento no corpo em um banho de imersão;


Esses são alguns dos benefícios que os produtos da nossa Linha de Autocuidado podem apresentar com uma utilização contínua a médio e longo prazo. Conheça o nosso Kit Bem se quer!


Para saber mais dos nossos produtos acesse o site da Intrínseca Cosméticos:

www.intrinsecacosmeticos.com


. . . . . . . . . . . .


Intrínseca Cosméticos cuidando da sua pele naturalmente e Intrínseca Naturalles o nosso canal de conteúdo interativo 🍃


FONTE:

1) DOMINIQUE BAUDOUX - O grande manual da Aromaterapia - Editora Lazlo, 2019;

2) SALLY CHESMAN - A saúde pelos óleos vegetais - Editora Europa-América;

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page