top of page

Aromaterapia e as Sinergias Aromáticas



As chamadas Sinergias Aromáticas são uma combinação harmonica de óleos essenciais elaborada para desempenhar uma função terapêutica específica.


Mas, como isso acontece?


Os óleos essenciais quando absorvidos pela pele ou inalados, tem o potencial de estimular reações bioquímicas e biológicas no nosso organismo gerando desde uma reação de bem estar e relaxamento até um controle na resposta a dor e outras alterações.


Isso ocorre devido a sua composição química, que quando absorvida pela pele ou inalada - devido a sua evaporação natural - pode interagir e desencadear reações bioquímicas no nosso organismo acarretando em respostas biológicas específicas, tais como: euforia, motivação, relaxamento, equilíbrio das emoções, controle da dor, controle em alterações vasculares e outras alterações.


As Sinergias Aromáticas são elaboradas para combinar as potencialidades isoladas de aplicação de cada óleo essencial em um único aroma com a aplicação desejada.


Sendo assim, conhecendo as potencialidades terapêuticas de cada óleo essencial é possível associá-los de forma combinada criando uma harmonia de óleos essenciais exclusiva para sua aplicação.


Porém, é preciso sempre lembrar que:


1) O uso de óleos essenciais puros é contraindicado - seja para contato, inalação ou ingestão - devido sua alta concentração, os óleos essenciais puros são tóxicos para o consumo direto e precisam ser diluídos em óleos vegetais ou em outro tipo de base;


2) A concentração mínima dos óleos essenciais nessas bases não deve ser menor que 3% e nem maior que 7%, qualquer concentração de óleo essencial abaixo do mínimo não apresentará efeito terapêutico e qualquer concentração acima do máximo será tóxica ao seu organismo a longo prazo;


As Sinergias Aromáticas podem ser um potente auxiliar natural para melhorar o nosso desempenho frente aos desafios emocionais e corriqueiros do nosso dia a dia.


A Intrínseca Cosméticos conta com uma linha completa de Harmonias Aromáticas com 05 (cinco) diferentes aplicações em sinergias exclusivas de óleos essenciais que só a Intrínseca Cosmeticos tem!


Acesse nosso site e conheça:


FONTE: DOMINIQUE BAUDOUX - O grande manual da Aromaterapia - Editora Lazlo, 2019;

bottom of page