top of page

Marketing Olfativo: representando lugares, produtos, pessoas e momentos



Você já ouviu falar em Marketing Olfativo?


Marketing Olfativo é a caracterização de uma marca ou produto por um aroma específico e único que quando sentimos nos lembra automaticamente esse mesmo produto ou marca.


É uma forma de marketing orgânico que gera memória, reconhecimento e afetividade.


Porque isso acontece? A nossa mente registra memórias através dos aromas que geram também sentimentos associados a essas memórias.


Sendo assim, se gostarmos do aroma possivelmente podemos ter uma tendência a gostar mais do produto, mesmo que seja um aroma conhecido pois podemos associar a ele afetividade ligada a essa memória olfativa.


Além disso, justamente por essa memória afetiva ocorrer desde que somos muito pequenos, já temos registrado dentro de nós alguns aromas e seus significados - por exemplo: o aroma de uma rosa ou flor específica podemos associar a romance, um momento ruim de nossas vidas ou mesmo de um velório; enquanto aromas de algas marinhas nos lembram o mar, praias ou uma viagem para praia.


Aromas são poderosos e podem sim agregar muito a sua marca, mas eles não são aplicados apenas a produtos. O Marketing Olfativo pode ser realizado para caracterizar um ambiente de trabalho - lojas, escritórios e consultórios - um evento ou momento específico, - casamentos, viagens, encontros - e também uma pessoa, como marca pessoal.


Existem diversas formas de utilizar a perfumaria artesanal dentro do marketing olfativo.


Porém, para criar um aroma característico é utilizado principalmente o significado intrínseco de cada nota olfativa ou aroma. Há diversos estudos que definem como percebemos cada nota olfativa, ou seja, aromas amadeirados, florais, herbais, exóticos ou citricos. Por isso, para dominar o conhecimento do Marketing Olfativo é preciso compreender a arte da Perfumaria e seus significados, o Marketing e como ele ocorre, além de compreender como associar aromas e sentimentos agregando um pouco de conhecimento biológico (como absorvemos e registramos os aromas na nossa mente) e psicológico (como a memória desses aromas nos remetem a determinados sentimentos).


O Marketing Olfativo pode ser um aliado poderoso para associar a sua marca além de trazer também propósito a sua marca.


Pense: "e se além de fornecer um produto de qualidade você pudesse trazer uma sensação de pertencimento e bem estar associado ao seu produto?!", com Marketing Olfativo você pode!


Por Ísis Oliveira



Gostou desse tema? Então deixe aqui 👇🏽 o seu comentário, sua sugestão de tema e suas dúvidas sobre Marketing Olfativo


~ Intrínseca Cosméticos cuidando de você naturalmente ~



FONTE:


Fátima Leão Farkas - Marketing Olfativo: guia para aromatização de ambientes. 2013

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page