Você sabe como é realizada a Fabricação Artesanal de cosméticos naturais e veganos?



Os cosméticos naturais têm recebido a cada dia mais um grande destaque no universo da beleza, saúde e bem estar.


Como já vimos em outros artigos aqui no Blog Intrínseca Cosméticos, os cosméticos naturais são produtos que apresentam uma composição de substratos naturais - maior que 80% para certificação - e que são formulados para tratar a sua pele profundamente e não apenas para gerar um aspecto estético mais satisfatório.


Dentre os cosméticos naturais existem ainda os cosméticos orgânicos, onde parte dos substratos (~ entre 55 - 95%) vêm de origem orgânica; e cosméticos veganos onde a sua composição é livre de produtos e substratos de origem animal e suas análises dermatológicas e de eficácia não são realizadas em animais - algo que hoje se estende (ainda bem) a quase toda cosmetologia.


Porém é de se imaginar, como então é feita a fabricação destes cosméticos?


A Fabricação destes Cosméticos naturais pode ser realizada de forma industrial, seja em laboratório próprio e certificado pela ANVISA de fabricação ou em industrias terceirizadas especialistas na fabricação de cosméticos naturais.


A Fabricação de Cosméticos naturais em uma industria terceirizada (ou particular) é bem simples onde equipamentos automatização realizarão a mistura dos substratos, aquecimento quando preciso e envase na fase final. Neste caso é preciso encontrar uma empresa especializada na terceirização de cosméticos naturais visto que um mesmo equipamento não pode ser utilizado para fabricação de cosméticos naturais e cosméticos convencionais, pois isso contaminaria o cosmético fabricado.


Já na Fabricação Artesanal é possível: 1) ter um controle maior na produção - quantidades e qualidade; 2) garantir a confiabilidade da composição do cosmético; 3) produzir sob demanda o que diminui os desperdícios; 4) personalizar os cosméticos de uma forma mais simples e eficaz; 5) garantir a qualidade de cada um dos substratos de composição destes cosméticos;


Até bem pouco tempo atrás o Brasil não possuia uma legislação para a Fabricação Artesanal de cosméticos naturais e na verdade ainda não possui nada específico. Porém em 2020, foi autorizado que a Fabricação Artesanal de cosméticos - principalmente saboaria - seguisse a legislação de Produção Artesanal (Lei do Artesanato - Lei nº 13.180, de 22 de outubro de 2015), que regulamenta artesanatos em geral e a culinária artesanal. Como essa legislação não regulamenta serviços e produtos de Saúde outros movimentos legislativos já estão sendo realizados para que a produção de cosméticos naturais seja especificamente regulamentada, já que o produto final e cumprimento das normas de vigilância sanitária são mais importantes na fabricação destes produtos do que o local onde ele é realizado.


Para realizar a fabricação de cosméticos de forma simples será necessário: uma balança de pequanas quantidades (até 5kg), panelas pequanas esmaltadas (para derreter manteigas e ceras), copos de medição para volumes de vidro (ou becker de vidro), almofariz de porcelana (2 tamanhos se possível), placa de aquecimento controlada ou fogão com termometro digital (temperaturas até 70ºC), batedeira pequena ou mixer médio (para homogeneizar as misturas), banho maria de aquecimento e resfriamento, tigelas e potes para mistura de preferência de vidro (plástico pode interferir na produção/composição), espátulas e moldes, local específico para estoque de produtos, medidores de volume e massa, frascos de vidro para armazenamento e frascos e potes para o envase de produtos.


* Fora isso ainda é preciso o uso de luvas, óculos de proteção, aventais de tecido ou descartáveis, toucas para o cabelo e protetor para os pés. Não mexer com materiais inflamáveis próximo ao fogo e organizar a sua produção com receitas de cada produto com as quantidades específicas. * Lembrando ainda que um curso de cosmetologia, fabricação de cosméticos ou química aplicada para cosméticos é essencial para iniciar a sua marca e sua produção.


Gostou deste texto? Então salve, curta e compartilhe esse conteúdo para os seus amigos e interessados em cosmetologia natural!


~ Intrínseca Cosméticos cuidando da sua pele naturalmente ~



FONTE:


1 visualização0 comentário