Qual a formulação básica de um Hidratante Natural?



Hidratar a pele corretamente reforça sua barreira natural de proteção e diminui possíveis focos de sensibilidade cutânea e ressecamento.


Ainda que o processo diário de hidratação da nossa pele pareça uma etapa simples de cuidado estético, trata-se na verdade de um cuidado necessário com a saúde da sua pele principalmente quando levamos em conta a escolha do hidratante.


Existem diversos tipos de hidratantes que podemos eleger para incorporar na nossa rotina diária de autocuidado, desde os convencionais até os hidratantes de uso terapêutico, ou seja, que desempenham uma função específica na pele.


Os mais utilizados são os hidratantes corporais, com efeitos de reposição de água e nutrientes, sem qualquer função terapêutica tais como: filtro solar, rejuvenescimento, redução celulite e outros.


Os hidratantes naturais de uso simples são compostos por uma porção nutritiva (manteigas vegetais e óleos vegetais), uma porção para reposição de líquidos (água e extratos naturais), um componente capaz de integrar essas duas partes para formar um creme (lauril botânico), componentes de ação antimicrobiana (extratos glicólicos, oleoresinas e óleos essenciais) e aromas ou fragrâncias, quando aplicável. Cada componente dessa formulação desempenha na sua pele uma ação bastante específica desde a reposição dos nutrientes presentes nas manteigas e óleos vegetais, até absorção de líquidos e o efeito terapêutico dos extratos vegetais e óleos essenciais. A utilização de aromas e fragrâncias é bastante particular de cada marca e colação de produtos já que esses componentes podem causar alergias e outras reações de hipersensibilidade.


A hidratação adequada da nossa pele previne possíveis irritações, ameniza o aspecto de ressecamento de algumas regiões e protege a pele dos agentes externos.


Agora que você já sabe a importância da hidratação diária da pele e como os cosméticos naturais podem ajudar nesse processo, acesse nosso site e conheça o nosso hidratante corporal - natural e vegano - e saiba tudo sobre os benefícios para sua pele. Acesse: www.intrinsecacosmeticos.com e conheça nossa linha completa de cosméticos naturais.



FONTE:

Sociedade Brasileira de Dermatologia - https://sbdrj.org.br/por-que-hidratar-a-pele-e-tao-importante/ - 03/2021;

Site: Cosmetologia do Bem - www.cosmetologiadobem.com.br - 03/2021




5 visualizações0 comentário