Quais são os benefícios da Vitamina C para sua pele?




A queridinha dos cuidados com a pele: a famosa Vitamina C!


Quer diminuir os danos caudados pelo envelhecimento da pele? Quer controlar e diminuir o aspecto de manchas e olheiras? Quer manter a sua pele sempre luminosa e hidratada? Então, invista no uso da Vitamina C na sua rotina de cuidados com a pele!


Mas, com todos esses benefícios desse substrato será que a quantidade, frequência de uso e tipo ou qualidade da Vitamina C não irão influenciar nos resultados obtidos? É isso que vamos ver a seguir! Afinal, suas perguntas são nossas perguntas


Vamos lá,


1) Como a Vitamina C age exatamente na pele?

R. A Vitamina C age na pele por três mecanismos distintos: impede a ação dos radicais livres; auxilia e estimula a formação de colágeno na pele; e inibe ou diminui a formação de melanina pelas células da epiderme. Assim, seu uso contínuo deixa a pele com aspecto viçoso, bem hidratado, livre de linhas finas de expressão, uniformizando manchas e marcas na pele.


2) Quais os benefícios da Vitamina C para a pele?

R. O primeiro benefício do uso da Vitamina C é o auxílio no clareamento de manchas da pele. A Vitamina C neste caso é capaz de inibir a produção excessiva de melanina local - onde é aplicada - prevenindo e amenizando marcas e manchas no rosto causadas por melasma, exposição ao sol ou outros fatores. O segundo grande benefício da aplicação da Vitamina C na pele é prevenção de sinais e envelhecimento precoce. A Vitamina C impede a ação dos radicais livres e estimula a produção das fibras de colágeno que oferecem estrutura e firmeza à pele. O terceiro benefício é a sua ação hidratante garantindo a pele um aspecto luminoso e bem cuidado. Claro que a vitamina C apresenta ainda outros benefícios como proteção moderada dos raios solares e auxilio na aparência da pigmentação de olheiras e outras regiões da pele, mas esses são os principais benefícios do uso da Vitamina C na sua rotina de autocuidado;


3) Existe mais deum tipo e/ou forma de uso da Vitamina C? Qual o mais indicado?

R. Atualmente, é possível encontrar cosméticos que utilizam a Vitamina C pura - como é encontrada na natureza - e os Derivados de Vitamina C que são frações modificadas mais estáveis da Vitamina C já que a versão pura é bastante instável e pode sofrer processos de oxidação com facilidade e assim perder sua eficácia de uso. Na verdade não existe versão "mais indicada" ou "menos indicada" existe aqui uma questão de praticidade. Caso opte pela Vitamina C pura, procure formulações com concentrações de até 20% de substrato pois parte disso irá oxidar e perder o efeito mas ainda sim será a ação pura da Vitamina C, sem modificações. Já osderivados da Vitamina C além de mais estáveis podem sem encapsulados e entregues com mais eficiência e eficácia na pele sendo necessária apenas 10% de concentração máxima dos substratos. Portanto na hora de comprar um produto com Vitamina C fiquem atentas ao tipo de Vitamina C e concentrações contidas no produto.


4) O execesso de uso ou aplicação de Vitamina C pode causar danos a pele?

R. O excesso de Vitamina C na composição, seja qual for o tipo de Vitamina C utilizado não garante uma maior eficácia de aplicação, muito pelo contrario, o excesso de substrato pode sobrecarregar a sua pele. Lembrando que a Vitamina C é indicada para todos os tipos de pele, mas é sempre bom escolher qual usar com seu profissional de confiança;


5) Como incluir a Vitamina C na minha rotina de autocuidado com a pele?

R. Hoje em dia é possível encontrar diversas marcas, formulações e tipos de Vitamina C para incluir na sua rotina de autocuidado, mas aqui vão algumas dicas: opte por formulações sérum ou creme contendo ácido hilurônico associado a vitamina C para hidratação da pele; para amenizar manchas e marcas de pigmentação opte por formulações que sejam compatíveis com seu tipo de pele - sérum e gel (oleosas) e creme (peles mais secas) - lembrando é claro que isso não é uma regra. Você sabe o tipo de produto que se adapta melhor a sua pele!


Com esses passos e cuidados na hora de escolher e utilizar o tipo de Vitamina C para sua pele, você poderá aproveitar os melhores benefícios que esse substrato natural pode oferecer.


Consulte seu Dermatologista e Esteticista para incluir de forma saudável o uso da Vitamina C na sua rotina de autocuidado com a pele.


Gostou desse tema? Então salve, curta, comente e compartilhe esse conteúdo na sua rede de amigos e contatos! Aproveite também para deixar a sua sugestão para os próximos temas, aqui ou nas nossas redes sociais.



~ Intrínseca Cosméticos cuidando da sua pele naturalmente ~

3 visualizações0 comentário