Produção artesanal ou terceirizada de cosméticos, qual escolher?




A produção dos cosméticos naturais vêm ao longo dos últimos anos sendo bastante analisada e discutida a respeito da sua qualidade e confiabilidade de produção.


No início, antes do aumento dos investimentos nesse nicho comercial, os cosméticos naturais e veganos eram produzidos de forma artesanal. Essa produção era realizada em baixa escala, sob demanda e priorizando a qualidade da matéria prima utilizada garantindo assim um produto de melhor qualidade e eficácia nos cuidados com a pele.


Neste processo artesanal toda formulação dos cosméticos era realizada em um ambiente simples, minimamente esterilizado e toda matéria prima utilizada deveria ser de origem natural e/ou orgânica. Os produtos são elaborados sob demanda ou para produção de um pequeno estoque. A estrutura necessária para produção artesanal dos cosméticos naturais é bem simples e conta com uma lista de materiais e utensílios específica que devem ser utilizados apenas na produção dos cosméticos.


As principais vantagens da produção artesanal de cosméticos são obter um maior controle na seleção e utilização das matérias primas naturais garantindo sua qualidade final e a produção controlada sob demanda ou com uma baixa quantidade em estoque evitando uma perda de produtos por baixo consumo e venda. Essa estratégia diminui os gastos, otimiza os lucros e evita o descarte de produtos por tempo de produção.


A desvantagem da produção artesanal de cosméticos naturais é a impossibilidade de registro e solicitação de selos para esses produtos por não serem produzidos em locais controlados e certificados.


Já no sistema de produção terceirizada de cosméticos naturais é preciso seguir alguns passos até chegar a sua linha de cosméticos naturais. Normalmente essas empresas trabalham com um sistema de projeto onde ela auxilia na elaboração da marca, conceitos, escolha dos ingredientes e seleção das fórmulas, formulação dos rótulos e testes de produtos e embalagens. Ao final, é possível solicitar uma consultoria para registro da sua marca e produtos junto a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e realizar um acompanhamento do controle de qualidade dos produtos.


As vantagens da produção terceirizada são a facilidade de registro dos produtos seja junto a Anvisa ou aos Selos Nacionais e Internacionais (ECOCERT, IBD Natural e Orgânico, NATRUE, USA Organic, Orgânico Brasil, Peta e Cruelty Free), e a redução de investimento em infraestrutura uma vez que não será necessário montar um laboratório próprio de produção. As desvantagens são que algumas empresas de terceirização na produção de cosméticos não aceitam realizar apenas uma parte do projeto, ou seja, caso você já tenha sua formulação não será possível apenas produzir seus cosméticos ou utilizar os outros recursos separadamente. Outra desvantagem é a demanda de produção mínima das empresas de terceirização que tem um limite mínimo de produtos e pedidos, sendo necessário uma infraestrutura adequada de estoque.


Como podemos ver cada uma dessas alternativas têm suas vantagens e desvantagens na produção de cosméticos naturais, veganos e orgânicos. Para decidir entre uma delas se deve levar em conta os princípios da sua marca, a infraestrutura necessária e o planejamento de expansão que você almeja para o seu produto, como: comércio local, loja virtual, comércio nacional, loja física e franquias, comércio internacional e exportação.


Uma vez que o modelo de negócio e os princípios, valores e missão da sua marca estejam definidos optar pelo tipo de produção de cosméticos que mais se adequa ao seu objetivo será muito mais fácil!


Quer saber sobre como criar sua marca? Então deixe abaixo seu comentário ou entre em contato através dos nossos canais de atendimento no site ou instagram 🍃🌍


~ Intrínseca Cosméticos cuidando da sua pele naturalmente ~



FONTE:


Eduardo A. F. Barata - Cosméticos: a cosmética, inovações e o enquadramento legal - 2° edição - Editora Lidel - 2018

2 visualizações0 comentário