Os cosméticos naturais e as alergias dermatológicas.



A maioria das pessoas que buscam informações sobre a relação entre cosméticos naturais e o tema "alergia", encontram referências vagas e pouco claras sobre o assunto. Porém, para que possamos esclarecer essa dúvida é necessário compreender como se dá a sensibilização da pele, ocasionando a alergia, e quais substâncias podem desencadear esse processo.


Existem vários tipos de alergia, mas a alergia dermatológica - ou alergia na pele - é a mais comum no uso de cosméticos e perfumes em geral. Substâncias como corantes, conservantes, solventes e essências artificiais podem desencadear reações alérgicas imediatas após o uso ou contato com a substância. Outros componentes como chumbo, lauril sulfato de sódio, ftalatos, parabenos e outros derivados de petróleo também podem a médio e longo prazo desencadear uma sensibilização alérgica na pele ou mesmo processos cancerígenos. Todos esses componentes são comumente encontrados em cosméticos tradicionais, ou seja, que não são de origem natural, orgânica ou vegana*. Sendo assim, é de imaginar que a utilização dos cosméticos naturais podem minimizar o risco de desenvolver uma alergia dermatológica ou mesmo eliminar essa possibilidade.


Os cosméticos naturais - sejam eles também veganos ou orgânicos** - são formulados à partir de substâncias de origem mineral ou vegetal, com características biodegradáveis, e hipoalergênicas. Isso faz com que os cosméticos naturais tenham uma baixa capacidade de desencadear uma reação alérgica. Mas é importante lembrar: o risco diminui bastante porém não some completamente. Desta forma, esteja sempre atento à reações adversas na pele após o uso de um novo cosmético, tais como: coceira e vermelhidão, manchas vermelhas na pele e coriza ou dor de cabeça excessiva.


É claro que a taxa de sensibilização alérgica dos cosméticos naturais e veganos é bastante baixa e diminui muito o risco de alterações clinicas nocivas na pele a médio e longo prazo. Os benefícios da utilização dos cosméticos naturais para a saúde da sua pele são inúmeros, acompanhe na nossa próxima publicação quais as diferenças e benefícios na utilização dos Cosméticos Naturais X Cosméticos Tradicionais.


Por Dra. Ísis Oliveira

Biomédica Mestre em Biologia Tecidual e PhD em Nanociências e Biomateriais


* Alguns cosméticos veganos são formulados com parte dessas substâncias nocivas pois nem todos os cosméticos veganos são necessariamente naturais e orgânicos;

** Para saber a diferença entre eles acesso o artigo "Cosméticos naturais, veganos e orgânicos: qual a diferença entre eles e seus benefícios" nesse mesmo canal;


FONTE:


Bergwerk, R. B. Alergia a cosméticos: por que acontece e como evitar? - 2019 - Alergia e Imunologia;

Sites: Cosmetologia do Bem e Blog Caule.com



15 visualizações0 comentário