O que são Hidrolatos e como utilizar na cosmetologia natural?




Hidrolatos são um subproduto do processo de destilação para extração dos óleos essenciais, onde o vapor d’água que atravessa o produto vegetal arrasta também elementos voláteis e biotivos da planta.


Também conhecido como água floral ou hidrossóis, os Hidrolatos são produtos que contêm propriedades terapêuticas e aromáticas muito utilizadas nas indústrias de cosméticos naturais, perfumaria e aromaterapia.


Apresentam pH levemente ácido, na faixa de 5 a 6, o que torna o meio pouco propício ao desenvolvimento de bactérias podendo ser utilizado em alguns casos como bactericida natural. Sua fragrância é muito parecida com a do óleo essencial, mas um pouco mais fraca e suas propriedades apesar de bastante semelhantes podem variar devido sua concentração de ativos ser mais fraca do que a dos óleos essenciais.


Os Hidrolatos podem ser utilizados na pele de diversas formas, dependendo das propriedades do seus substrato natural.


Por exemplo, o óleo essencial de lavanda apresenta entre diversas outras propriedades, ação: bactericida, anti inflamatório, calmante e regenerador tecidual (renova e tonifica a pele). Assim como o óleo essencial de lavanda, o Hidrolato de lavanda apresenta propriedades similares, o que muda é apenas a dosagem necessária de aplicação para apresentar os efeitos desejados.


Mas afinal, como os Hidrolatos podem ser utilizados na sua rotina diária de cuidados ou mesmo na Cosmetologia Natural em geral?


> Formação de máscaras de argila, no processo de diluição da argila;

> Substituto da água termal, além de mais acessíveis em muitos casos eles apresentam propriedades específicas (de acordo com o subtrato);

> Como ação aromaterapêutica (pessoal e ambientes) assim como os óleos essenciais;


Além dessas formas de utilização é possível formular cosméticos naturais com a adição dos Hidrolatos associando suas propriedades e potencializando os efeitos desejados.


Quer saber as propriedades de Hidrolatos específicos, quais as melhores marcas de Hidrolatos e outras curiosidades? Então deixe seu comentário ou envie sua solicitação para ver o seu tema aqui no Blog Intrínseca Cosméticos!



~ Intrínseca Cosméticos cuidando naturalmente da sua pele ~




FONTE:

CATTY, S. - Hidrossóis: a aromaterapia do futuro. Editora Lazlo - 1ª edição (2020);

JUNIUS, M. M. - Epagíria, Introdução a preparação alquímica de substâncias vegetais. Editora Lazlo - 1ª edição (2019);


0 visualização0 comentário