top of page

Cosméticos naturais, veganos e orgânicos: qual a diferença entre eles e seus benefícios.




A industria dos cosméticos naturais vêm crescendo cada vez mais em função do avanço dos movimentos de sustentabilidade e de uma maior conscientização do cuidado com a pele. Afim de acompanhar essa mudança de comportamento no que se refere ao consumo dos cosméticos, a industria mundial começou a investir cada vez mais no desenvolvimento tecnológico dos cosméticos naturais. Com todo esse movimento, que se intensificou de 2010 em diante, surgiram três classes de cosméticos: os naturais, orgânicos e veganos.


Os cosméticos veganos além de não apresentarem em sua composição derivados de origem animal, são produtos que podem conter derivados químicos na sua fórmula, ou seja, um cosmético vegano por definição não necessariamente é um produto natural. Os cosméticos veganos por possuírem a filosofia de não conter derivados de origem animal também são cruelty-free, ou seja, também não testam os produtos em animais


Os cosméticos naturais por sua vez não possuem nenhum aditivo químico na sua formulação. Toda a composição dos cosméticos naturais provém de derivados de plantas, frutas, extratos, óleos vegetais e essenciais. Sendo assim, os cosméticos naturais não possuem petrolatos, parabenos, propileno, amônia, ingredientes geneticamente modificados e alguns tipos de corantes na sua formulação. Porém para que o cosmético formulado apresente uma durabilidade adequada, os componentes básicos para elaboração devem ser substituídos por substratos naturais tais como: anti-alérgicos, agentes tensoativos, agentes antimicrobianos e conservantes.


Quanto aos cosméticos orgânicos, esses produtos devem apresentar pelo menos 95% de matéria prima orgânica livre de agrotóxicos. Então é possível compreender que os cosméticos naturais podem ser orgânicos ou não enquanto os cosméticos veganos nem sempre são cosméticos naturais.


E quais são os benefícios apresentados na utilização dos cosméticos naturais, veganos ou orgânicos se comparados aos cosméticos naturais?


Como já foi dito anteriormente, para a elaboração dos cosméticos naturais são amplamente utilizados óleos vegetais e óleos essenciais além de lipídios e outros extratos de frutos e plantas. Esses derivados naturais são ricos em substâncias específicas que apresentam a capacidade de desempenhar um papel importante no cuidado diário ou mesmo contínuo da pele. Dependendo da quantidade que se utiliza desses aditivos naturais é possível promover uma ação terapêutica ou estética no tecido da pele seja qual for sua utilização.


Por Ísis S. Oliveira

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page