top of page

Cosméticos Naturais no Brasil e no Mundo



A expansão expressiva do mercado de Cosméticos Naturais nos últimos anos não é mais uma novidade. A projeção é que até 2025 este mercado cresça ainda mais e continue se desenvolvendo no que diz respeito a desenvolvimento, sustentabilidade e tecnologia.


Este movimento de crescimento teve início especialmente com a preocupação crescente das novas gerações em relação a conservação do meio ambiente, e ao uso de ingredientes possivelmente nocivos a pele com o uso a longo prazo que são utilizados nos cosméticos convencionais. Com isso, a busca por cosméticos que apresentassem uma formulação natural, sem o uso de agentes nocivos à pele e que integrassem os conceitos de sustentabilidade cresceu expressivamente.


Uma pesquisa realizada pela Gran View Research concluiu que este mercado de cosméticos naturais - em escala mundial - deve chegar a marca de 48 bilhões de dólares. Estes números se referem as grandes marcas de cosméticos naturais, mas aqui no Brasil e em outros lugares do mundo como Portugal, Itália e França existem também as marcas de cosméticos naturais artesanais. Estas marcas preservam as técnicas manuais e artesanais de extração e elaboração das fórmulas de fragrâncias, sabonetes e cosméticos.


No Brasil, devido a nossa biodiversidade - a maior em escala global - garante as marcas de cosméticos naturais artesanais uma vasta variedade de produtos e matéria prima de qualidade. Na busca por diversidade e sustentabilidade na hora de produzir os cosméticos naturais, as marcas brasileiras saem ganhando ao buscarem cooperativas ou pequenos produtores na hora de comprar matéria prima para os seus produtos. Focar a busca também em marcas, empresas ou produtores que possuem certificações para produtos naturais pode auxiliar e muito no no seu processo futuro de certificação. Sendo assim, conhecendo bem as normas de produção artesanal de cosméticos naturais e priorizando o uso de matéria prima natural e sustentável é possível ter produtos de qualidade, com baixo custo e uma boa taxa de revenda.


Porém não existem marcas de cosméticos naturais artesanais apenas aqui no Brasil, lugares como Itália, sul da França, Portugal e outros lugares também investem em marcas artesanais que possuem um foco completamente diferente das grandes marcas de cosméticos.


Na Itália, cidades como Florença, Genova e Milão possuem marcas de cosméticos naturais artesanais que funcionam como ateliês de fabricação e venda, onde é possível acompanhar a fabricação do seu cosmético, assistir cursos presenciais e também comprar o seu cosmético natural. No sul da França, nas cidades como Nice, Grasse, Marseille e Lyon além da capital Paris existem várias marcas de cosméticos naturais artesanais que produzem seus próprios insumos e funcionam como lojas ou ateliês de fabricação e venda. Em Portugal o marcado mais intenso é o da saboaria natural artesanal que pode ser encontrado facilmente em Lisboa, na cidade do Porto e em outras pequenas cidades por todo país.


Os Cosméticos Naturais produzidos de forma artesanal podem ser encontrados com variedade e qualidade em muitos lugares do mundo. Seguindo as normas corretas de fabricação, buscando as certificações necessárias e ficando atenta principalmente a qualidade da formulação e dos seus produtos é possível criar uma marca sustentável de qualidade e com espaço tanto no mercado nacional como internacional.


Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Então deixe sua mensagem nos comentários e acompanhe os nossos conteúdos semanais aqui no Blog Intrínseca Cosméticos



~ Intrínseca Cosméticos cuidando de você e da sua pele naturalmente ~


FONTE:

Revista Forbes - O Brasil é o 4° maior Mercado de Beleza e cuidados cosméticos do Mundo - Publicação: 4 julho 2020;

Beuty Business Journal - Tendências do Consumidor: o mercado de cosméticos orgânicos está crescendo. - Publicação: 20 abril 2021;

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page