Cosmética Verde: conheça os aditivos da cosmetologia natural e vegana



A fabricação de cosméticos naturais e veganos pode ser realizada de diversas formas.


Como já citamos anteriormente, os processos de formulação e fabricação dos cosméticos naturais e veganos* podem ser 100% artesanais, semi-artesanais quando as bases são formuladas em laboratórios ou 100% industriais quando realizadas em laboratórios certificados ou terceirizados.


Independente do método de fabricação escolhido, o cosmético natural pode ser fabricado com substratos aditivos, estabilizantes e antimicrobianos de origem artificial ou natural, ou seja, derivada de origem vegetal concentrando seu princípio ativo para uma aplicação específica.


Para compreender melhor como é possível obter uma formulação cosmética 100% natural, hoje vamos conhecer os produtos, substratos e aditivos cosméticos que compreendem a Cosmética Verde!


Substratos naturais, proteínas vegetais e princípios ativos 100% naturais podem ser utilizados para elaborar uma formulação cosmética 100% natural e vegana mantendo todos os parâmetros de qualidade e durabilidade de um cosmético convencional.


Para isso, é preciso investir em qualidade e principalmente desenvolver seus conhecimentos na Cosmetologia Natural e Vegana.


1) O primeiro passo é conhecer os substratos da Cosmética Verde e suas propriedades;


2) Depois, de acordo com a aplicação cosmética, escolher o substrato natural que melhor se encaixa com as necessidades de aplicação;


3) Por fim, analise a eficácia e estabilidade do substrato na sua formulação cosmética;


Se você é o consumidor final deste cosmético natural, avalie bem a fórmula do seu cosmético antes de comprar!


Formulações cosméticas naturais com conservantes e agentes antimicrobianos convencionais podem causar danos na sua pele ou desequilíbrio metabólico a longo prazo se utilizados com frequência.


Neste caso, conheça abaixo os principais substratos convencionais que deve evitar e seus substitutos naturais da Cosmética Verde:


* CONSERVANTES: substratos extraídos do coco, glicerina e extratos glicólicos vegetais podem desempenhar um papel conservante 100% natural bastante eficiente e comparável aos conservantes convencionais;


* ANTI MICROBIANO: a associação do óleo essencial de melaleuca com hidrolato de lavanda (bases compatíveis) apresentam um potencial substituto para as formulações cosméticas naturais aumentando seu tempo de conservação e proteção antimicrobiana.


* ADITIVOS, VITAMINAS E PROTEÍNAS: aditivos cosméticos como esfoliantes*4 e emulsificantes naturais podem ser muito úteis na elaboração cosmética naturais tais como proteínas do arroz, quinoa e baoba podem substituir o colágeno em algumas formulações cosméticas e vitaminas tipo A e E de origem vegetal podem ser facilmente encontradas para elaborar formulações cosméticas 100% naturais;


Seguindo essas dicas e conhecendo melhor a Cosmetologia Natural e Vegana é possível obter um cosmético natural de qualidade com uma formulação 100% vegetal.


A Intrínseca Cosméticos investe na Cosmética Verde e elabora cosméticos 100% naturais em toda sua linha, venha conhecer!


Quer conhecer mais sobre os nossos produtos? Acesse nosso site e conheça os benefícios de cada formulação e da nossa linha completa de produtos 100% naturais e veganos!



~ Intrínseca Cosméticos cuidando da sua pele naturalmente ~


FONTE:


__ Pereira, M. F. L., Cosmetologia. Eitora Difusão (1° edição) 2016;

1 visualização0 comentário