Conheça os benefícios da Aromaterapia e óleos essenciais



A Aromaterapia é uma técnica que utiliza a absorção de aromas através do tato ou olfato para promover um tratamento local, sistêmico ou psíquico de acordo com a especificidade dos seus agentes e componentes.


Para realizar essa técnica terapêutica são usados óleos essenciais extraídos de plantas, raízes e flores que de acordo com a sua composição química agem em focos específicos de acordo com a sua aplicação. Por exemplo, o óleo essencial de lavanda possui ésteres, terpenos e uma pequena porcentagem de cânfora na sua composição que quando inalados ou absorvidos na pele agem melhorando a ansiedade, a cicatrização e emoliencia da pele e são potentes anestésicos, relaxantes e antidepressivos.


Assim como o óleo essencial de lavanda, cada outro óleo apresenta sempre uma composição especifica para sua aplicação e assim é possível determinar a dosagem terapêutica que deve ser utilizada.


Sabendo disso os óleos essenciais podem ser utilizados de forma única ou associados em forma de blend (mistura) associando assim suas propriedades de aplicação. Lembrando que os óleos essenciais puros são muito concentrados e tóxicos para nossa pele de forma que devem ser diluídos em óleos vegetais ou alguma base alcoólica compatível. Neste caso deve-se usar uma porcentagem de concentração igual ou inferior a 3-5%.


Outro ponto bastante discutido é a ingestão de óleos essenciais. Por definição, nessa aplicação os óleos essenciais seguem a mesma regra de não poder ser ingerido puro - devido sua toxicidade - e se associado a sua alimentação não pode ser aquecido a uma temperatura superior a 60°C.


Porém é importante lembrar, para sua alimentação nunca utilize concentrações superiores a 2% e dilua o óleos essencial em outros óleos vegetais ou gorduras da sua alimentação e consulte sempre o seu médico pois suscetibilidades a distúrbios ou alterações estomacais podem ser um impecilho para sua ingestão.


Os óleos essenciais apresentam uma potencialidade enorme terapêutica que pode ser explorada em produtos, técnicas de aplicação terapêuticas e associações de uso para outras aplicações (alimentação, massagem e cosmeticos). Explore a potencialidade dos aromas, conheça mais sobre a aromaterapia.


Gostou? Quer saber mais sobre os óleos essenciais, suas composições terapêuticas e potencialidades? Então acesse o site Intrínseca Cosméticos e conheça a nossa Linha de Aromaterapia com 5 blends de óleos essenciais exclusivos!


Acesse nosso site (PRODUTOS / LOJA) e confira 》


~ Intrínseca Cosméticos cuidando da sua pele naturalmente ~



FONTE:

Wolffenbüttel A. N. Base Química dos Óleos Essenciais e Aromaterapia. Editora Lazlo. 3° edição (2020)

0 visualização0 comentário