top of page

Como formular do zero um Cosmético Natural?


Os Cométicos Naturais já não são mais uma novidade dentro do mercado de produtos associados aos cuidados com a pele.


Diversas grandes marcas vêm investindo ao longo dos anos em formulações veganas, mais limpas e cada vez mais naturais em 100% da sua composição.


Isso porque houve um avanço tecnológico no desenvolvimento de aditivos e substratos naturais e veganos testados e certificados que possibilitam a formulação de uma cosméticos 100% natural.


Então, qual seria uma formulação básica para obtenção de uma cosméticos 100% natural, vegano, utilizando matéria prima certificada e aprovada para fabricação?


Primeiro é necessário conhecer as classificações de uma composicão cosmética de uma ponto de vista geral e prático.


Para formular um cosmético, seja ele qual for, será necessário utilizar uma base (que pode ser creme, gel, líquida/loção ou sérum), escolher o princípio ativo (o ideal é que seja um e caso seja mais que um que eles possam interagir entre si), aditivos cosméticos (que fazem o papel sensorial ou complementar na maioria dos cosméticos como vitaminas e emolientes), estabilizantes e conservantes (que servem para manter a formulação com aspecto estável e funcional além de impedir a proliferação de microorganismos na formulação).


Obviamente essa é uma explicação bem resumida sobre a formulação de um cosmético natural.


No entanto, utilizando na prática podemos pensar em um creme corporal à base de manteiga de manga e óleo vegetal de semente de uva, com ácido hialurônico vegano e proteína de baoba como princípio ativo, com vitamina E e coco caprylate como aditivos cosméticos, com coco glucoside como estabilizante natural e nipaguard SCE com conservante natural.


Todos esses compostos e substratos naturais de formulação podem ser encontrados à venda com a certificação adequada de produtos naturais e veganos.


Parece simples né?! mas é muito mais complexo que isso e exige anos de estudos, pesquisas e desenvolvimento para se chegar na fórmula perfeita.


Quer saber mais sobre isso no próximo texto? Então deixe abaixo seu comentário e dúvidas sobre as formulações de cosméticos naturais e como desenvolver elas na prática


Por Ísis Sousa Oliveira



FONTE:

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page