Como conservar por mais tempo seu Cosmético Natural?




Assim como qualquer produto de beleza e higiene pessoal, o cuidado adequado para o armazenamento do seu cosmético deve seguir algumas regras básicas para que o produto mantenha as propriedades de hidratação e cuidado com a pele.


De acordo com a composição química desse cosmético algumas precauções devem ser seguidas para que se mantenha a integridade física e de eficácia do produto. No caso dos cosméticos naturais e/ou veganos não é diferente. Porém a composição química desses cosméticos naturais é mais susceptível a alterações de temperatura, pH (relação ácido/base), e condições de armazenamento e manuseio.


Os cosméticos convencionais, ou seja, que possuem na sua composição substâncias químicas que não são de origem natural possuem uma maior estabilidade em relação a todos esses fatores pois foram desenvolvidos especificamente para suas aplicações como: estabilizante, espessante, conservante e outros funções. Já com os cosméticos naturais o processo é inverso. Extratos glicólicos de plantas, hidrolatos, óleos vegetais e essenciais são pesquisados e testados para avaliar sua função e eficácia em determinada aplicação. Uma vez que a composição química é definida e a eficácia de aplicação é determinada, aí então o componente natural pode ser utilizado na formulação de um cosmético ou produto de higiene pessoal.


É desta forma que a composição de um cosmético natural é formulada. Lembrando é claro que existe uma concentração mínima necessária de cada componente natural para que haja eficácia na funcionalidade do cosmético, seja hidratação ou tratamento.


Sendo assim, por serem produtos naturais onde seus componentes não passam por nenhum tratamento químico e por serem mais sensíveis a alterações físicas e químicas, os cosméticos naturais precisam sempre estarem protegidos da exposição direta ao sol pois podem sofrer degradação em torno de 60º C; também é necessário manter o produto fechado, livre de umidade e em local limpo; e por fim, não adicione produtos como aditivos ao seu cosmético natural com o risco de anular o efeito de hidratação e tratamento do produto natural original.


Seguindo essas precauções é possível obter um cosmético natural, vegano ou orgânico com um prazo de validade de 3 meses a 1 ano. O prazo de validade pode ser inferior ao apresentado pelas grandes marcas de cosméticos porém a qualidade do produto e eficácia de tratamento a longo prazo da sua pele é incomparável.


Por Ísis S. O. Pereira

14 visualizações0 comentário